O cavalo é utilizado com fins terapêuticos por estabelecer um vínculo afetivo com o praticante além de estimular, através de seu passo, o desenvolvimento do equilíbrio,postura, coordenação motora, força e relaxamento muscular.
O motivo principal da utilização do cavalo na habilitação ou reabilitação motora, provém do movimento que o passo do cavalo transmite ao praticante, característico por ser ritmado, repetitivo e simétrico.
O cavalo ao passo move o quadril do praticante num movimento tridimensional que pode ser comparado com a ação da pelve humana durante o caminhar. Esses estímulos são transmitidos para o Sistema Nervoso Central, desencadeando respostas positivas como ganho de equilíbrio corporal, adequação do tônus muscular e estimulação do desenvolvimento motor para se chegar à marcha e/ou maior independência funcional.
Atualmente, contamos com a colaboração de três cavalos em nosso centro: Juninho, Caramelo e Carícia, além do Floquinho, que já fez parte desta equipe e hoje aproveita sua aposentadoria. Fica aqui nosso reconhecimento e agradecimento a estes parceiros tão dóceis, pacientes e gentis, que nos emprestam sua força e determinção.
"Onde senão num cavalo encontramos nobreza sem arrogância, amizade sem inveja e beleza sem vaidade?" (Ronald Duncan)
"O cavalo, criatura-arte sem igual, que voa sem possuir asas e conquista sem empunhar espadas" (Ronald Duncan)