Programas básicos da Equoterapia


Hipoterapia
Programa essencialmente de reabilitação, voltado para as pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental. 
Neste caso, o praticante não tem condições para se manter sozinho a cavalo, necessitando de um auxiliar- guia para conduzir o cavalo, um mediador da área da saúde e algumas vezes, um auxiliar- lateral para auxiliar nas mudanças de postura e aumentar a  segurança. 
O cavalo é usado principalmente como instrumento cinesioterapêutico.

Educação/Reeducação
Esse programa pode ser aplicado tanto na área de saúde quanto na de educação/reeducação.
Nesse caso, o praticante tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo e pode até conduzi-lo, dependendo em menor grau do auxiliar-guia e do auxiliar- lateral. 
A ação do profissional de equitação tem mais intensidade, embora os exercícios devam ser programados por toda a equipe, segundo os objetivos a serem alcançados.
O cavalo continua propiciando benefícios pelo seu movimento tridimensional e multidirecional e o praticante passa a interagir com o animal e o meio com maior intensidade. O cavalo passa a atuar também  como instrumento pedagógico e psicológico.

Pré-esportivo
Também pode ser aplicado nas áreas de reabilitação e educação.
O praticante tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo, podendo participar de exercícios específicos de hipismo.
A ação do profissional de equitação é mais intensa, necessitando, contudo, da orientação dos profissionais das áreas de saúde e educação.
O cavalo é utilizado como instrumento de inserção social.

Esportivo
Pode ser aplicado nas  áreas de reabilitação, educação e  inserção social.
O praticante se encontra apto a participar de competições hípicas.
Este programa tem como finalidade preparar a pessoa com deficiência para competições paraeqüestres com os seguintes objetivos:
  • prazer pelo esporte enquanto estimulador de efeitos terapêuticos;
  • melhoria da auto-estima, autoconfiança e da qualidade de vida;
  • inserção social; preparar atletas de alta performance.

 
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